Ferramentas de Marketing
By: Delfino Torres / Date: 2020-03-16 14:56:00

Uma lista das principais ferramentas de marketing de mensagens para qualquer sit


As ferramentas de marketing do Messenger, como ManyChat, MobileMonkey, Chatfuel, Octane AI e Morph AI, ajudam a melhorar as vendas e o relacionamento com os clientes. Neste artigo, conheça as 5 principais ferramentas de marketing de messenger para descobrir qual o chatbot mais adequado às suas necessidades de marketing.

O marketing do Messenger está rapidamente se tornando uma das formas mais populares de marketing para muitas marcas progressistas. As estatísticas de uso facilitam a compreensão do motivo. Somente o WhatsApp, o Facebook Messenger e o WeChat totalizam mais de 2 bilhões de usuários . Além de oferecer acesso a um número sem precedentes de pessoas, também oferece acesso fácil e barato.

Ao contrário de muitas outras formas de marketing, o marketing de mensagens é imediato e oferece taxas de abertura excepcionalmente altas. Alguns estudos descobriram que as taxas de abertura do marketing de mensagens podem chegar a 80% a 90%, o que é apenas uma das razões pelas quais pensamos que é o futuro do marketing digital.

Chatbots

Uma das ferramentas de marketing de mensagens mais usadas é o criador de chatbot. Os chatbots são ferramentas de resposta automatizadas que evitam que você precise enviar mensagens ou responder às pessoas individualmente. Eles são alimentados por inteligência artificial e usam o aprendizado de máquina para entender uma linguagem mais complexa. Qualquer empresa, pequena ou grande, pode tirar proveito de um chatbot. Como uma tática de marketing relativamente nova, com resultados demonstráveis, a adoção antecipada de widgets de bate-papo em sua estratégia de marketing pode oferecer um valor excepcional.

Para que os Chatbots podem ser usados?

Os profissionais de marketing podem usar chatbots para diversos casos de uso de negócios. Isso inclui atendimento ao cliente, promoção, agendamento de compromissos, geração de leads, colocação de pedidos e muito mais. Alguns desses usos são explicados em mais detalhes abaixo.

  • Atendimento ao cliente - Os chatbots são extremamente eficazes em tarefas rotineiras, como responder a perguntas e reclamações comuns de atendimento ao cliente. Como eles podem trabalhar o tempo todo, ajudam a reduzir a carga de trabalho de funcionários reais.
  • Publicidade e promoção - Os chatbots são uma ótima ferramenta para mensagens promocionais de marketing, como ofertas e descontos exclusivos. Eles podem ser integrados em campanhas de marketing mais amplas, por exemplo, visando clientes com descontos exclusivos. Sua mensagem pode incluir algo interativo, como "Deseja um desconto exclusivo de 20% em todos os itens?" O chatbot apresentaria uma pesquisa simples de sim ou não ao usuário. Depois de responder "sim", o bot enviaria uma mensagem ao usuário oferecendo um código de desconto junto com um link para o site.
  • Agendamento de compromissos - Os chatbots podem otimizar o processo de agendamento de compromissos oferecendo formulários para as partes interessadas que podem ser preenchidos facilmente usando o messenger. Eles também podem ser facilmente integrados às campanhas de vendas. Por exemplo, um usuário pode ser solicitado a marcar uma consulta em um salão de cabeleireiro após receber um código de desconto por meio do chatbot.

As principais ferramentas de marketing de mensagens

Atualmente, as ferramentas de marketing de mensagens ainda são poucas e distantes entre si. Mesmo assim, compilamos uma lista curta das melhores que encontramos até hoje.

ManyChat

O ManyChat ganhou vida em 2015 e se concentra especificamente no Facebook Messenger - um dos aplicativos de mensagens mais populares disponíveis. A plataforma possui vários recursos e pode ser usada como ferramenta de marketing e como ferramenta automatizada de atendimento ao cliente para uma ampla gama de negócios. O processo de instalação é simples. Requer um processo de autenticação com um clique para conectar o ManyChat à conta do Facebook. A partir daí, ele o guiará por várias etapas para conceder acesso à página de Facebook da sua empresa.

VANTAGENS DO MANYCHAT

  • Fácil de usar: Nenhuma experiência em codificação é necessária para criar um chatbot com o ManyChat. Até um novato pode estar pronto para funcionar rapidamente em minutos.
  • Interface elegante: o layout do ManyChat é limpo e organizado. Ao criar um chatbot, você pode ver os elementos necessários para construí-lo, bem como uma visualização das regras de conversação de bot.
  • Ampla gama de recursos: Esta ferramenta oferece muitos recursos úteis e intuitivos, como (1) funções de crescimento para ajudar a aumentar sua lista de assinantes, (2) recursos de transmissão e automação para mensagens e (3) um recurso de percepção do público.
  • Bate-papo ao vivo: você pode interromper seu bot ou instigar uma conversa ao vivo com qualquer um de seus assinantes através do ManyChat.
  • Modelos: ManyChat fornece vários modelos pré-existentes para ajudá-lo a criar seus chatbots. Eles são baseados no seu campo ou setor, por exemplo, comércio eletrônico ou automotivo.
  • Opção de pagamento: ManyChat permite que pagamentos sejam feitos por bens ou serviços sem sair do Facebook Messenger.

DESVANTAGENS DO MANYCHAT

  • Muitos recursos exigem uma assinatura: Embora o ManyChat ofereça um plano gratuito, é bastante básico e essa é uma grande desvantagem. Isso significa que, para tirar o máximo proveito desta ferramenta, você precisará abrir sua carteira.
  • Número limitado de chatbots: você está limitado à criação de 4 chatbots no ManyChat, a menos que assine um dos planos pagos. Muitas outras ferramentas de mensagens permitem um número ilimitado de chatbots.

PREÇOS MANYCHAT

O ManyChat tem um plano gratuito, mas é muito limitado em termos do que você pode fazer e dos recursos aos quais tem acesso. Os preços do ManyChat Pro dependem de quantos assinantes você possui. Por exemplo:

  • 500 assinantes - US $ 10 por mês
  • 1.000 assinantes - US $ 15 por mês
  • 5.000 assinantes - US $ 45 por mês
  • 15.000 assinantes - US $ 95 por mês
  • 25.000 assinantes - US $ 145 por mês

ESTUDO DE CASO: SAY2EAT

A agência de alimentos on-line Say2eat usou o ManyChat para criar um sistema de pedidos de bate-papo nativo no Facebook. Trabalhando em nome de restaurantes locais, a Say2eat forneceu uma maneira rápida e fácil para seus clientes capturarem pedidos on-line com um chatbot do Facebook. Ao integrar um serviço de pedidos via messenger do Facebook, a empresa conseguiu combater as altas taxas de desistência comumente vistas no uso de sites e aplicativos móveis.

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Figura 1: A Rapid Fire Pizza aumentou as vendas com o ManyChat , oferecendo aos clientes uma oferta especial.

No caso da Rapid Fired Pizza em Fairfield, Ohio, o chatbot gerou US $ 16.715 em vendas em apenas quatro meses. O gasto com anúncios foi de apenas US $ 2.504, oferecendo margens de lucro alto. A tática de vendas empregada era simplesmente uma compra, um esquema grátis. Ele permitiu que os clientes escolhessem a coleta ou entrega usando um recurso simples de perguntas e respostas. Para receber a oferta, os clientes precisavam digitar a palavra-chave "RAPID" no bate-papo do Facebook, o que permitia que a Rapid Fired Pizza acompanhasse o engajamento da campanha.

MobileMonkey

Uma das crianças mais novas do setor, o MobileMonkey começou a operar em 2017. Mesmo em sua curta existência, já está dando a seus concorrentes mais estabelecidos uma boa corrida pelo seu dinheiro. O MobileMonkey possui uma barreira de baixa habilidade, o que significa que aqueles que sabem pouco sobre codificação ainda podem usar o serviço com facilidade. O MobileMonkey realmente brilha na oferta de recursos sofisticados aos profissionais de marketing. Isso inclui ferramentas para o marketing por gotejamento, além da capacidade de direcionar campanhas para uma demografia específica.

VANTAGENS DO MOBILEMONKEY

  • Fácil de usar: nenhuma experiência anterior é necessária, esta ferramenta de marketing de messenger torna a criação de chatbots um processo simples.
  • Boa variedade de recursos: o MobileMonkey oferece tudo o que você precisa. De um construtor de bot a insights do público-alvo que ajudam a entender seu mercado-alvo. Além disso, também existem ferramentas para aumentar sua lista de assinantes e enviar mensagens seqüenciais e de difusão.
  • Ferramentas de crescimento e chatbots ilimitados: Com o MobileMonkey, não há restrições quanto ao número de chatbots e ferramentas de crescimento que você pode criar.
  • Anúncios gratuitos do Facebook Messenger: você pode criar anúncios para o Facebook Messenger no plano gratuito do MobileMonkey, enquanto que com outras ferramentas isso só está disponível como parte de uma assinatura paga.
  • Modelos: estão disponíveis vários modelos para começar a criar seu chatbot. Você pode selecionar um modelo de bot por tipo de negócio ou finalidade do messenger - por exemplo, uma pesquisa.

DESVANTAGENS DO MOBILEMONKEY

  • Interface: infelizmente, a interface do MobileMonkey não é tão intuitiva quanto algumas das alternativas do mercado.
  • Sem bate-papo ao vivo: ao contrário de outras ferramentas, você não tem a opção de abrir uma conversa ao vivo com seus assinantes através do MobileMonkey.
  • Função de pré-visualização: em vez de mostrar uma pré-visualização da sua conversa de chatbot na tela em que você a está criando, é necessário visualizá-la através do Facebook Messenger ou do seu telefone.

PREÇOS DO MOBILE MONKEY

O MobileMonkey oferece um plano gratuito mais vantajoso que o ManyChat. Para acessar todos os recursos, no entanto, você precisará se inscrever em um dos planos premium . Eles variam de US $ 19 por mês para o plano avançado do Messenger bot Pro a US $ 199 para o plano Team, projetado para freelancers e agências que trabalham com várias páginas do Facebook.

ESTUDO DE CASO: EMPRÉSTIMOS DE CARRO NO CANADÁ

Um exemplo principal do MobileMonkey na prática pode ser encontrado no Car Loans Canada . A empresa de empréstimos automotivos online usou anúncios direcionados do Facebook para atrair clientes em potencial. Depois que o usuário clicou no anúncio, o chat do messenger foi aberto automaticamente em um chatbot do MobileMonkey. A partir daí, o chatbot ajudou os clientes a preencher um pedido de empréstimo por todo o messenger.

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Figura 2: Empréstimos de carro O Canadá incentivou seu público-alvo no funil de vendas, solicitando que enviassem uma mensagem via Facebook Messenger.

O Car Loans Canada utilizou informações de anúncios direcionados do Facebook para apagar 5% das perguntas em seu formulário padrão. Essas perguntas foram respondidas pelos dados já fornecidos pelo anúncio click-to-messenger. Como resultado de questionários mais curtos e anúncios direcionados, o Car Loans Canada registrou um aumento na taxa de conversão em comparação com as páginas de destino de anúncios de sites tradicionais.

Chatfuel

O Chatfuel existe desde 2015 e também ajuda a automatizar as mensagens no Facebook. Assim como seus concorrentes, o Chatfuel se oferece para ajudar as empresas a criar bots automatizados sem necessidade de codificação. Como outros chatbots, o Chatfuel oferece um recurso de bate-papo ao vivo, além de um painel de visitantes com uma interface um pouco mais avançada.

VANTAGENS DO CHATFUEL

  • Plano gratuito abrangente: o plano básico do Chatfuel é impressionante. Sem nenhum custo, você pode acessar muitos dos recursos da ferramenta para até 1.000 assinantes.
  • Muitos recursos úteis: incluindo transmissão extensiva, mensagens de sequência e campanha e análises, além de fácil integração com software de análise de terceiros.
  • Exportar usuários: os assinantes do Pro Plan do Chatfuel podem exportar todos os seus usuários para uma planilha com o clique de um botão. Isso pode ser usado para reunir um marketing mais focado.
  • Modelos gratuitos: disponível para os usuários no plano básico, o Chatfuel oferece modelos gratuitos através do seu Marketplace de modelos.

DESVANTAGENS DO CHATFUEL

  • Interface: Embora a interface do Chatfuel não seja difícil de usar, ela pode parecer intimidadora na primeira inspeção. Embora em breve você comece a descobrir o caminho, não é tão limpo quanto algumas das outras ferramentas de marketing de mensagens.
  • Sem recurso de marcação: Ao contrário de outras ferramentas do Messenger, o Chatfuel não possui uma opção de marcação. Isso significa que você não pode dividir seus assinantes em segmentos para obter mensagens mais direcionadas.

PREÇO DO CHATFUEL

O Chatfuel oferece um excelente plano gratuito, perfeito para começar, se você não tiver grandes necessidades de uso. A atualização para um dos planos pagos dará acesso a mais recursos e o preço é razoável. O plano Pro começa em US $ 15 por mês e permite remover a marca e criar anúncios focados no Facebook. Se você precisar de assistência extra - por exemplo, na criação de bots -, o plano Premium de US $ 199 por mês fornecerá a você um gerente de contas dedicado. Ambas as opções pagas vêm com um recurso sem limite de assinantes.

ESTUDO DE CASO: HELLOFRESH

O HelloFresh fornece ingredientes frescos às portas de seus clientes e fornece um guia passo a passo e dicas para mostrar como cozinhar refeições nutritivas. No entanto, a empresa estava enfrentando dois grandes problemas. Uma era um volume cada vez mais alto de mensagens recebidas, que exigia pelo menos um funcionário para monitorar sempre as reclamações de atendimento ao cliente. A segunda questão importante foi o tempo de resposta. Demorava entre 6 e 12 horas para os clientes receberem uma resposta da equipe de atendimento ao cliente. Os funcionários estavam com excesso de trabalho e com baixo desempenho. Algo precisava mudar.

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Figura 3: O chatbot do HelloFresh enviou às pessoas que responderam ao enigma corretamente um código de desconto.

No final de 2017, a HelloFresh solicitou a ajuda do ChatFuel para melhorar inicialmente sua qualidade de serviço. O bot automatizado de atendimento ao cliente aliviou parte da pressão exercida sobre os funcionários, respondendo automaticamente às consultas recebidas dos clientes. Depois que esse problema foi resolvido, o HelloFresh usou o Chatfuel para aumentar as vendas. Entre a Black Friday 2017 e 2018, a equipe criou um enigma para clientes em potencial. Quando o enigma foi respondido corretamente, um código de desconto foi enviado ao usuário para o pedido. Esta campanha teve uma taxa de conversão impressionante de 64%.

Octane AI

A Octane AI foi lançada em 2016 e, assim como muitos de seus concorrentes, oferecem automação de bate-papo via Facebook. O recurso de destaque do Octane AI é que ele pode ser vinculado diretamente à sua conta do Shopify. Isso permite que você acompanhe a receita obtida e avise os usuários com carrinhos abandonados para concluir o pedido.

VANTAGENS DA OCTANE AI

  • Recursos úteis: o Octane AI fornece muitos recursos, incluindo conversas guiadas, respostas com intervalo de tempo e respostas inteligentes.
  • Integração com Shopify: vincule facilmente sua loja Shopify. Acompanhe as estatísticas de vendas e outros dados úteis.
  • Avaliação gratuita: a Octane AI oferece uma avaliação gratuita para seu serviço profissional, com acesso total a sua ampla gama de recursos.
  • Abandono do carrinho de compras: a Octane AI promete ajudar a reduzir o abandono do carrinho de compras, solicitando aos usuários mensagens altamente segmentadas.

DESVANTAGENS DA OCTANE AI

  • Plano de preços: após o período de avaliação gratuita de 14 dias, o preço começa em US $ 209 por mês, o que é caro para empresas menores. Seu pacote básico voltado para empresas menores começa a partir de US $ 9 por mês, apesar de não ter muitos recursos de qualidade da versão pro.

PREÇOS DA IA ​​OCTANE

O plano completo de preços é o seguinte:

Plano básico: US $ 9 por mês. Isso é direcionado aos comerciantes que estão começando e não inclui nenhum acesso aos recursos do SMS. Os US $ 9 são uma taxa fixa e não escalam dependendo do uso.

Pro Plan: Começa a partir de US $ 209 por mês. Projetado para comerciantes de rápido crescimento. Isso inclui todos os recursos, incluindo o Facebook Messenger e o SMS. O preço do Pro Plan será escalado com base no seu uso.

Empresa: preço não especificado, mas uma demonstração gratuita está disponível. É para comerciantes de grande volume que usam o Shopify Plus ou outras plataformas de comércio eletrônico de alto nível. Esse plano é para quem procura ajuda especializada e vem com um gerente de contas dedicado.

ESTUDO DE CASO: FEAT

O varejista de roupas online Feat integrou a Octane AI para ajudar na receita de vendas. O objetivo era usar o chatbot para segmentar cestas abandonadas em seu site, hospedado pelo Shopify. O co-fundador da Feat, Taylor Offer, afirmou que, dentro de duas semanas após a entrada em operação, a Octane AI havia "aumentado a receita de carrinho abandonado em 5x". Suas taxas de abertura estão agora entre 70% e 80%. Este foi um aumento substancial em comparação com as taxas de abertura do marketing por email.

Morph AI

O Morph AI permite automatizar o suporte ao cliente sem a necessidade de codificação complexa e é destinado a empresas de todos os tamanhos. A Morph AI oferece predominantemente serviços para o WhatsApp, embora o acesso ainda esteja disponível para os bots do Facebook e do site.

VANTAGENS DO MORPH AI

  • Pagamento e comércio eletrônico: o Morph AI permitirá que você colete o pagamento de seus produtos e serviços diretamente no Messenger.
  • Processamento de linguagem natural: você pode ensinar seu bot a se envolver e responder com uma ampla gama de respostas.
  • Super agente: funcionário virtual com IA que responde a reclamações enquanto aprende continuamente com as interações adicionais que possui.
  • Formulários: o Morph AI oferece uma variedade de formulários de conversação no chatbot que permitem coletar detalhes de seus usuários. Eles têm se mostrado mais bem-sucedidos com taxas de conversão do que os formulários tradicionais.
  • Avaliação gratuita: a Morph AI oferece um serviço de avaliação gratuita de 14 dias sem a necessidade de fornecer informações do cartão de crédito.

DESVANTAGENS DO MORPH AI

  • Acesso limitado: enquanto a Morph AI oferece bots no Facebook e no site, o acesso é limitado. Você deve primeiro solicitar o acesso se desejar comprar um desses bots.
  • Interface do usuário: Comparada com outros chatbots semelhantes, a interface do Morph AI é mais complexa.

PREÇOS MORPH AI

O plano de preços da Morph AI permite que você cresça à medida que escala. Seu preço começa em US $ 35 por mês, com uma taxa adicional de ativação única de US $ 100. Isso é baseado em 500 usuários ativos mensais e em 5000 mensagens mensais da sessão. O preço aumentará com base na quantidade de usuários ativos mensais. O Morph AI também vem com uma sessão de treinamento do WhatsApp Bot de 30 minutos como parte do plano de preços.

ESTUDO DE CASO: MANCHESTER CITY FOOTBALL CLUB

Manchester é um time de futebol formidável que compete na principal divisão do futebol inglês - a Premier League. Eles conquistaram quatro títulos na última década, procurando maneiras de desenvolver sua presença fora de campo também. Eles fizeram uma parceria com a Morph AI para criar um chatbot do Messenger que manteria os fãs informados sobre seu amado time e jogadores favoritos com marketing de conteúdo criativo.

Como resultado da parceria, os fãs do Manchester City puderam aproveitar facilmente as últimas entrevistas e videoclipes, encomendar mercadorias e receber atualizações das contas de mídia social dos jogadores, tudo através do intuitivo chatbot do Messenger. Isso aproximou os fãs ainda mais da ação e aumentou o envolvimento significativamente para fortalecer a marca global do clube de futebol.

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Figura 4: Experiência de chatbot do Manchester United no Facebook

Em poucas palavras

ManyChat, MobileMonkey, Chatfuel, Octane AI e Morph AI são apenas cinco das ferramentas de chatbot disponíveis hoje no mercado. O uso eficaz de qualquer software pode aumentar significativamente as vendas e também construir relacionamentos mais fortes com seus clientes. Embora todas essas ferramentas possam trazer benefícios consideráveis ​​às suas comunicações de marketing, selecione a que melhor atenda aos seus requisitos específicos. Logo depois, é provável que você se torne o mais recente de uma lista crescente de advogados que estão expandindo significativamente seu alcance através do uso de ferramentas de marketing de mensagens.


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